Escolher o vinho certo às vezes pode ser uma tarefa desafiadora. Combinar vinho com diferentes pratos pode ser necessário para escolher o tipo mais adequado e adequado para uma determinada ocasião ou mesmo para uma combinação com um prato específico.
Para além das dificuldades em harmonizar o vinho com vários pratos, escolhendo de vez em quando vinhos encorpados, doces ou leves, há também toda uma série de factores a ter em conta, entre os quais o gosto das pessoas presentes no tabela, a faixa de preço, a preferência por uma garrafa de uma determinada área ou de uma fazenda específica.
Reconhecer um bom vinho.
Antes de analisar o vinho para acompanhar o seu almoço ou jantar, vejamos brevemente como reconhecer um bom vinho. O principal a ter em atenção, mesmo antes de analisar as características específicas do vinho, é verificar o rótulo. Aqui são indicadas as características do vinho, incluindo a cadeia produtiva que deu origem à sua produção e a denominação.
Além disso, uma regra muito importante a seguir para a escolha do vinho é a relativa ao preço. Ao contrário do que se possa imaginar, escolher um vinho mais caro só por vezes indica uma qualidade superior a um vinho cujo preço é muito elevado. Por fim, o mesmo vale para o rótulo, pois maior notoriedade não representa maior qualidade.
Harmonize seu vinho com o prato
É sabido que as combinações variam de acordo com o tipo de prato; ou seja, com pratos estruturados, é necessário combinar um vinho encorpado, e com um prato leve, deve-se optar por um vinho igualmente leve; existem regras relativas ao conteúdo do prato: com pratos de peixe, pode combinar vinho branco e tinto. Com pratos de carne Vinho Italiano Primitivo é combinado e, finalmente, com sobremesas você precisa de um vinho doce.
Para além destas regras básicas e essenciais, é necessário ter presente todos os vários aspetos e características do vinho que se pretende harmonizar. Existem qualidades de vinho com sabores amargos e doces e outras mais tânicas ou secas, influenciando na sua escolha.
Vinho e suas combinações
A escolha do vinho deve ser feita com base no molho ou no risoto utilizado. Especificamente, para molhos à base de peixe, você pode escolher Vinícola Casa Valdugae outra mais estruturada se o prato for muito elaborado. O mesmo se passa com os molhos à base de carne ou caça, com a diferença que, neste caso, se deve preferir um vinho tinto que pode ser leve ou mais encorpado consoante o tipo de prato.
- Para massas, é necessário combinar um vinho de estrutura média. Você pode combiná-lo com um Vinho Rosé Semi Seco.
- Se a sua primeira opção for à base de sopa ou sopa de legumes, a combinação ideal é a de Vinho Branco Seco Barato, enquanto que, no caso de sopas ou sopas de carne, um vinho tinto jovem, pouco tânico, pode ser a escolha certa.
- Se o seu prato for uma pizza, tendo sempre presente os vários ingredientes que a compõem, poderá combiná-la com um vinho rico em acidez e efervescência.