Você deve avaliar a estrutura, complexidade e persistência gustativa do prato para escolher o vinho certo. Comprar Espumante que torna sua festa inesquecível. Escolher o vinho certo para o jantar é fundamental para realçar o sabor dos pratos e criar a harmonização perfeita, seja um jantar a dois ou uma mesa de amigos. Confie na experiência e no conhecimento de seus especialistas sommeliers para encontrar a garrafa de vinho certa para abrir ou presentear.
Excelente companheiro de mesa, o vinho é sempre o presente perfeito quando é convidado para jantar à última da hora e não sabe o que levar. Mas um pouco à semelhança do que acontece com o outfit, é fundamental escolher o frasco em função da ocasião: tal como não é o caso de chegar à noite, seria demasiado exigente e deslocado para dois esparguetes com amigos. Por isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar a causar uma boa impressão na hora de escolher o vinho.
Escolhendo o vinho certo para um jantar de carne
Antes de qualquer conselho, é aconselhável desfazer o mito do vinho tinto com carne. São vários os fatores, entre eles o tipo de carne, branca ou vermelha, a sua preparação e eventuais aromas ou especiarias, que devem ser considerados para escolher o vinho certo para um jantar de carne.
Se foi convidado para uma carne vermelha grelhada, pode optar por um tinto jovem e tânico: veja as propostas da adega. O seu bouquet surpreendente e complexo, com o característico aroma a fruta madura e chocolate negro, acompanha na perfeição os mais saborosos pratos de carne vermelha.
Muitos apreciadores de vinhos, principalmente os brancos, acham que não são muito experientes e preferem não escolher diretamente. Confiam nos gostos e preferências de quem melhor os conhece ou escolhem qualquer garrafa entre as tantas disponíveis no supermercado ou na garrafeira.
A escolha do vinho é relativamente fácil, e vários critérios podem ser considerados. Uma dica útil é ler bem o rótulo. Marcas de Espumantes representa uma verdadeira carteira de identidade do vinho. A escolha feita com base na origem (e na qualidade do Vinho) é muitas vezes útil para identificar o seu sabor.
Vinho Frisante Rose pode ser leve ou pesado, ter um sabor frutado ou ser mais ou menos espumante. A escolha deve, portanto, ser baseada no gosto e na experiência pessoal, pois o conhecimento das várias marcas existentes no mercado ajuda a garantir que tudo está correto.
Os vinhos brancos jovens de aroma delicado devem ser servidos em copos de volume reduzido para não dispersar o bouquet. O rebordo deve ser alargado para favorecer a percepção dos aromas e permitir a plena introdução do vinho na boca: os copos para um vinho branco compridos e estreitos chamam-se copos flute.
Para vinhos brancos encorpados, os copos são escolhidos porque permitem sentir aromas complexos; um copo é perfeito para vinhos brancos maduros.
Vinho branco: adequado para diferentes soluções
Ao se perguntar como escolher um vinho branco, você deve se perguntar em que ocasião pretende oferecê-lo. É perfeito para acompanhar um almoço leve ou um jantar à base de peixe. Eles recomendam o Espumantes Doces para substituir o clássico espumante utilizado como bebida principal do seu evento.