You are here

Como escolher o vinho para o casamento

Submitted by adeganova on Wed, 03/22/2023 - 02:24

Branco ou vermelho? Sem gás ou com gás? Tudo o que você precisa saber para entender como escolher o vinho para o casamento e organizar um brinde com todos os acompanhamentos. Além dos cenários, do cardápio, das roupas e do tema do dia, o Vinho Branco Espumante também é um detalhe muito importante para tornar o dia do casamento inesquecível.
 
Menu, temporada, orçamento e gostos devem andar de mãos dadas com a escolha final do vinho para o casamento. Para não errar, o conselho é pedir a opinião de quem vai organizar o banquete de casamento: com certeza um profissional poderá orientá-lo na melhor escolha.
 

 
Qual a importância do cardápio na hora de escolher o vinho para um casamento?
Comida e vinho são uma união inseparável. Propor um vinho e um prato harmonioso é o primeiro passo para que seus convidados se sintam amados e à vontade neste dia maravilhoso. Então vamos ver o básico para não cometer os erros mais sensacionais:
 
Se o menu incluir:

  • Peixe: escolha um vinho branco estruturado, um rosé ou um tinto claro para alguns pratos excepcionais;
  • carne vermelha: escolha um vinho tinto encorpado;
  • Uma sobremesa: escolha um vinho doce ou champanhe.

 
A escolha do vinho para pratos de carne
A escolha do vinho para pratos à base de carne deve ser feita tendo em conta o tipo de carne que vai consumir. Na presença de carnes vermelhas mistas grelhadas, que têm uma untuosidade herdada da gordura que se desfaz à superfície, vão bem vinhos tintos jovens com boa estrutura e sapidez. Se a carne grelhada é um bom petisco, a combinação perfeita é com Vinho Branco Italiano.
 
O vinho ideal para peixes
A escolha é vasta para a harmonização de vinhos com diversos pratos de peixe. Pode facilmente passar dos vinhos brancos caracterizados pela secura e simplicidade aos mais particulares, evoluídos e estruturados sem descurar os vinhos tintos. Tudo varia conforme o tipo de prato, as características do peixe e a estrutura do prato.
 
Escolha o vinho para acompanhar os queijos.
Quanto à harmonização do vinho com pratos à base de queijo, neste caso, a escolha é ditada pelas características específicas e peculiaridades do queijo.
 
Como escolher o vinho para aperitivos
A escolha do melhor vinho para aperitivo deve levar em consideração o tipo de aperitivo. O vinho a harmonizar pode variar consoante o seu conteúdo.
 
Se o aperitivo que vai consumir for à base de peixe ou vegetal, deve optar por um vinho que tenha a característica de ser jovem, leve e preferencialmente seco. Se o seu aperitivo for composto por peixe cru, combine-o com Vinho Italiano Baroloé possível. Quanto aos petiscos à base de carne e enchidos, a escolha do vinho a harmonizar pode recair sobre um tinto jovem e fresco sem grande estrutura.
 
Época quente e época fria: que vinho levar à mesa?
No verão, pratos leves pedem vinhos leves, brancos ou rosés. Não há dúvida. Tal como no inverno, os vinhos mais fortes e estruturados podem acompanhar alguns pratos mais quentes e consistentes. Durante qualquer casamento, é importante estar lúcido e aproveitar ao máximo a festa: é melhor não exagerar com bolhas muito exigentes para digerir.